A compra de imóvel é um dos momentos mais importantes da nossa vida e um dos que mais planejamos com cuidado, sendo a realização de um sonho da maioria dos brasileiros. Para conseguir o seu financiamento e iniciar essa nova etapa, é necessário cumprir uma série de critérios estabelecidos pelos bancos ou imobiliário, e um dos que mais causa dúvidas é sobre a situação do nome do comprador.
Um comprador com nome sujo ou negativado pode fazer um financiamento imobiliário? Como descubro se meu nome está negativado? Essa e outras dúvidas iremos tirar ao longo do artigo feito especialmente para você. Vamos lá?
O tão falado termo “nome negativado” ou como conhecemos popularmente “nome sujo” é estar inadimplente ou com débitos em seu nome, e essa informação fica atrelada diretamente ao seu CPF. As entidades de proteção ao crédito (como SCPC, Serasa, Boa Vista, etc) têm acesso a estes dados dependendo das lojas ou instituições às quais tenham estes débitos, e cada um destes locais se reporta a uma entidade específica.
Seu CPF e nome podem estar negativados por débitos e contas não pagas de água, luz, telefone, faturas de crédito, empréstimos, financiamentos ou parcelas de compras não pagas.
Para saber se o seu nome está negativado em qualquer uma dessas entidades de proteção ao crédito, você pode verificar de forma fácil e rápida no portal de cada uma dessas instituições. Caso não tenha um cadastro, na hora você consegue inserir seus dados e acessar as informações da vida financeira, que é gratuito.
Essa é uma das dúvidas mais recorrentes na hora de comprar um imóvel, principalmente para quem está com a situação financeira irregular. O comprador que estiver com o nome negativado não poderá financiar um novo imóvel junto ao banco ou imobiliárias, tanto em instituições públicas como privadas.
Isso acontece devido às consultas de crédito feitas pelas instituições financeiras, ato obrigatório antes de concederem o crédito ao comprador. Essa ação faz uma busca completa do histórico de pagamento, hábitos financeiros, contas e no CPF do comprador, junto das entidades de proteção ao crédito, como o Serasa, Boa Vista e o SPC, conseguindo verificar as dívidas que estão no nome do contador.
Ao verificar a saúde financeira do comprador, é possível também checar o score de crédito, que é um índice de pontuação que vai de 0 a 1.000, e quanto maior for este número, melhor é sua reputação junto aos credores, emissores de cartões e instituições financeiras.
O score leva em consideração as informações cedidas pelas empresas as quais você compra ou tem cadastro ativo, instituições que concedem crédito e outras empresas, mas a pontuação é calculada de acordo com fórmulas internas de cada entidade de proteção ao crédito, o que não é acessível ao público.
Portanto, o comprador com CPF negativado não consegue financiar um imóvel em nenhuma instituição financeira, sem exceções, pois o banco ou instituição de crédito sempre busca reduzir os riscos de fraude ou lidar com inadimplência. Assim, geralmente, estes clientes ficam em listas de restrição interna, que é atualizada de acordo com as mudanças no cadastro do cliente e com base nos dados que vem direto do Banco Central, por meio do Sistema de Informações de Créditos.
Essas listas registram todas as dívidas, tanto as ativas ou inativas (conhecidas por “caducadas”) em bancos ou outras instituições. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, uma dívida que está inscrita em qualquer uma das entidades prescreve em cinco anos, mas não quer dizer que ela foi esquecida, pelo contrário: ela continua precisando ser regularizada, e aparece nos bancos de dados financeiros.
Para manter a sua saúde financeira e limpar o seu nome, você pode tomar algumas atitudes práticas e tranquilas, assim, poderá em breve pedir o seu financiamento imobiliário. Algumas formas de limpar o seu nome de forma efetiva e mantê-lo sempre limpo são, por exemplo:
● Converse com os credores e financie ou renegocie as suas dúvidas: Hoje em dia, na grande maioria das vezes, é possível conversar diretamente com as empresas que mediam as dívidas ou com os credores, sendo de forma online, por e-mail, telefone ou em lojas físicas. Este é um dos passos mais efetivos para negociar o valor, prazo de pagamento e outras opções, assim, você se mostra disponível a limpar e quitar a sua dívida com o credor, trazendo mais confiança;
● Parcele o débito, se for possível: Algumas instituições, como forma de ajuda a quitar os seus débitos sem comprometer o restante da sua vida financeira, oferecem a opção de parcelar a sua dívida, nas mais variadas modalidades de parcelamento. Com isso, ao pagar a primeira parcela da dívida ou a entrada, você já limpa o seu nome e continua pagando o restante das parcelas, para mantê-lo sempre limpo e sem impedimentos para conseguir crédito ou financiamentos;
● Organize as suas finanças: Após conseguir essa ajuda, organizar as suas finanças é a maneira mais efetiva de evitar com que você passe por esses problemas novamente. Uma vida financeira organizada é o mais importante para viver sempre com o seu nome limpo e sem preocupações,
● Faça metas financeiras e entenda o seu comportamento de consumo: Fazer as suas metas financeiras (sejam as pessoas ou de família) é uma maneira de se manter motivado a sempre se organizar e estar com a sua conta positiva, e entender o seu comportamento de consumo ajuda a não cair em dívidas novamente.
Agora que você já sabe como funciona o processo para conseguir o seu financiamento é obrigatório estar com as suas contas em dia e seu nome limpo, já pode tomar as providências necessárias caso seja necessário negociar alguma dívida. Assim, você estará cada dia mais perto de conseguir o financiamento imobiliário!