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Blog » Vendi meu imóvel, e agora? Entenda tudo sobre os processos, prazos para financiamento, documentação e pagamentos a partir da venda do seu imóvel

Vendi meu imóvel, e agora? Entenda tudo sobre os processos, prazos para financiamento, documentação e pagamentos a partir da venda do seu imóvel
Publicado em 29/Jun/2023

Vendeu o seu imóvel e está em dúvida do que vem pela frente? Saiba que isso é muito mais comum do que imagina. Nós sonhamos e planejamos, investimos em anúncios e muito mais para que a venda de um imóvel realmente aconteça, mas, quando conseguimos efetuá-la, muitas dúvidas podem surgir.

 

Para isso, preparamos um guia prático e completo sobre os próximos passos depois de vender o seu imóvel com a Vance. Assim, você não terá dúvidas e ficará muito tranquilo sobre os próximos passos, como receber seu pagamento, documentação necessária, etc. Então, para conferir todas as informações, é só continuar a leitura com a gente! Vamos lá?

O que fazer depois da venda do seu imóvel?

 

Vendeu o seu imóvel e não sabe por onde começar? Então, não se preocupe. O primeiro passo para concluir a transação, é ter todos os documentos necessários em mãos. Os documentos que o proprietário do imóvel precisa ter são, por exemplo:

 

  • Documentos de identidade;
  • CPF;
  • Certidão de estado civil;
  • Comprovante de endereço,
  • Comprovante de renda.

 

Além disso, para a conclusão da negociação, é preciso ter os documentos do imóvel consigo, que são, que podem ser obtidos no Registro de Imóveis onde o imóvel é registrado. Eles são:

 

  • Matrícula atualizada (A matrícula tem validade de 30 dias);
  • Registro de ônus reais e ações reipersecutórias (Esse documento mostra se o imóvel possui alguma alienação, algum processo que envolva o imóvel, usucapião, etc.);
  • Certidão negativa municipal do imóvel,
  • Certidão negativa de impostos e de débitos condominiais, caso o imóvel vendido seja um apartamento com condomínio.

 

Depois de ter esses documentos, é hora de falar sobre o pagamento do valor do seu imóvel. Assim que o crédito do cliente é aprovado pela instituição financeira, leva em torno de 60 dias para a assinatura do contrato na Caixa Econômica Federal, mas cada banco tem seu prazo. Depois disso, vão mais 30 dias para fazer a averbação na matrícula. Este prazo é aplicado para financiamentos onde não ocorreu nada de errado com os documentos. Se houver algum problema na documentação no meio das transações, este prazo pode aumentar.

 

Já para a escritura, levamos em torno de 20 dias para assinar e mais 30 dias para averbar no registro de imóveis, se tudo estiver em dia.

Escritura

 

Agora, é hora de verificar como é o procedimento para averbar a escritura, um dos documentos mais importantes. Aqui na Vance, depois da venda, nós encaminhamos os documentos para o cartório. Eles são analisados e se estiverem ok, será solicitado a guia de ITBI (Imposto sobre transmissão de bens imóveis). Esta guia é emitida pela prefeitura e demora em torno de 10 dias para ficar pronta e ser enviada. Assim que a prefeitura nos envia essa guia, enviamos para o cliente, ele faz o pagamento e aguardamos o abatimento do valor para marcarmos a assinatura da escritura. Após a escritura ser assinada, o comprador deverá ir até o Registro de Imóveis para averbar a escritura

 

E aí, o que você achou do nosso guia de passos a fazer depois da venda do seu imóvel? Agora fica muito mais fácil saber como continuar a negociação da forma certa, não é mesmo?

 

Ah! É importante que você saiba que a Vance faz todo o processo de escritura, até a averbação da escritura no registro. Esse é um dos diferenciais de vender o seu imóvel com a gente, pois nós acompanhamos tudo até o final, já pois a venda não acaba na assinatura do contrato, mas sim depois de uma série de providências, onde nós ajudamos com tudo que você precisa.

 

 

 

 

Até breve!

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