O sonho da casa própria é presente na vida da maioria dos brasileiros, e por ser uma das aquisições de maior investimento financeiro de nossas vidas, guardamos dinheiro, pesquisamos e pensamos muito antes de concretizar esse grande passo, pois para algumas para algumas pessoas é inviável a compra de um imóvel a vista.
Pensando nisso, hoje podemos contar com a ajuda do financiamento imobiliário, que torna possível a realização deste sonho. Entretanto, sem saber como funciona este processo, os principais conceitos e o que é mais importante considerar antes de fazer este investimento tão importante, podemos correr riscos desnecessários, tornando este processo mais difícil.
Para facilitar a aquisição do seu imóvel próprio e tornar o financiamento imobiliário mais descomplicado para você, separamos tudo o que você precisa saber sobre financiamento habitacional, confira:
A primeira dica é uma das mais importantes, pois essa é a base para as suas decisões, e afetará diretamente no valor a ser pago. A economia, inflação e taxas de juros da atualidade influenciam de forma direta nas parcelas que você irá pagar no financiamento, por isso, saber como está o cenário econômico atual irá ajudar a mensurar as ações a serem tomadas.
Antes de iniciar o processo do seu financiamento habitacional, é importante saber que na grande maioria das vezes não há como financiar todo o valor do imóvel, logo, você precisa ter um valor disponível para entrada, cerca de 20% a 30% do valor do imóvel à vista.
Para conseguir realizar o seu financiamento de apartamento ou casa e concretizar o sonho do imóvel próprio, é necessário preencher alguns pré-requisitos (alguns, praticados por todos os bancos e instituições financeiras, mas dependendo do local, podem haver outros pontos):
- Ser maior de idade;
- Comprovar a renda com o limite exigido pelo banco ou instituição financeira, pois isto prova que você terá como quitar todas as prestações;
- Não ter o nome incluso em serviços de proteção ao crédito, como SPC, Serasa, Boa Vista, etc.
Lembrando que, caso este ou outro pré-requisito não seja preenchido, o financiamento é negado.
Verificar as taxas de juros que incidem sobre o valor do imóvel é imprescindível para mensurar o valor a ser pago ao final do seu empréstimo, pois em alguns casos, o valor pode ser tão alto que adiciona o dobro do valor de origem do imóvel. Logo, o ideal é verificar o que vale a pena, reunindo os envolvidos na compra.
Estar informado é a melhor maneira de tomar uma decisão assertiva e evitar frustrações futuras. Na atualidade, você pode escolher entre três modalidades de financiamento de imóveis: Casa Verde e Amarela (antigo programa “Minha Casa, Minha Vida”), Sistema Financeiro Imobiliário e Sistema Financeiro de Habitação.
O programa de iniciativa habitacional do Governo, o Casa Verde e Amarela, veio para substituir o antigo programa Minha Casa, Minha Vida, visando ampliar o estoque de moradias disponíveis e atender da melhor forma as necessidades habitacionais do povo brasileiro.
A mudança de programa aconteceu em 2020, sancionado pelo atual presidente da república Jair Messias Bolsonaro, e tem como principal diferença a divisão dos grupos de financiamento de acordo com a faixa salarial, para a compra da casa própria. Nas imagens abaixo, produzidas pelo Governo Federal, podemos entender um pouco mais sobre as mudanças e diferenças de um programa para o outro:
O SFH (Sistema Financeiro de Habitação) é um sistema que compõe a grande maioria dos financiamentos de imóveis do Brasil na atualidade, possibilitando o uso do FGTS para quitar o valor do local escolhido, não podendo ultrapassar o valor de R$1,5 milhões.
Neste sistema, o prazo para quitar a dívida é de 420 meses (35 anos), mas estas condições podem variar de estado para estado, logo, cheque em sites e instituições de confiança o funcionamento do programa no local da compra.
Este sistema é buscado com mais frequência por quem deseja adquirir imóveis de maior valor, com localização privilegiada e podem financiar o valor por um período de tempo inferior aos 420 meses (35 anos) do sistema SFH (Sistema Financeiro Imobiliário). Neste sistema, não há restrição de valores, e quanto menor for o prazo de pagamento, maiores serão as parcelas mensais.
O sucesso do seu financiamento depende de diversos fatores, como exemplo:
- Relacionamento com o banco e instituição financeira: O seu score e nome no mercado financeiro influenciam diretamente na possibilidade de liberação de crédito para o seu financiamento;
- Sua situação financeira atual: Poder honrar com o seu compromisso financeiro é muito importante para manter o seu nome limpo e em bom relacionamento com o banco;
- Documentação atualizada para envio: Sem isto, não é possível a conclusão do financiamento habitacional,
- Sua forma de lidar com as dívidas e dinheiro.
- Documento de identificação com foto (carteira de identidade em bom estado, carteira nacional de habilitação (CNH) ou documentos de registro profissional como CRM, CREA e OAB.
- CPF atualizado;
- Comprovante de estado civil;
- Comprovante de residência;
- Declaração de imposto de renda, caso seja contribuinte;
- Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais, mostrando se há ou não débitos ou pendências no seu nome;
- CTPS (Carteira de Trabalho);
- Extrato do FGTS;
- Comprovante de renda (para assalariados, o holerite emitido pela empresa, para empresários, documento que ateste o pró-labore e para autônomos o Decore, documento que comprova a renda de quem não tem carteira assinada).
A realização do sonho do imóvel próprio é possível com a ajuda do financiamento habitacional, que hoje em dia pode ser feito de diversas formas, tomando alguns cuidados para que todo o processo seja bem sucedido.
Aqui na Imobiliária Vance, nós contamos com profissionais experientes e especializados em financiamento de imóveis, lhe auxiliando junto ao banco nesse processo de aprovação de crédito. Venha conversar com a gente e realizar o sonho da casa própria!