Ao pensar em realizar o sonho da casa própria, imaginamos as diversas decisões e escolhas que devemos fazer, mas muitas vezes, não consideramos a ajuda e os auxílios disponíveis para tornar esta jornada mais simples e vantajosa para você e sua família.
Para ajudar na realização deste objetivo, hoje em dia podemos contar com diversos programas, incentivos, benefícios e outros itens que tornam a parte financeira e burocrática descomplicada, e um destes que pode ser de grande auxílio é o Programa de Aquisição e Construção.
Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre este programa?
O Programa de Aquisição e Construção é um financiamento oferecido pela Caixa Econômica Federal (CEF), que permite a compra de terreno em conjunto com o material de construção, permitindo que o beneficiário pague apenas uma parcela para os dois investimentos. Este programa foi pensado justamente para facilitar a construção dos brasileiros, pois além de adquirir o terreno, poderá erguer a casa sem diferença de tempo entre as aquisições.
Neste programa é possível usar o FGTS para fazer o pagamento ou parte dele, e o financiamento é feito pelo SFH (Sistema Financeira de Habitação), e tem como sua garantia a alienação fiduciária, que é o transferir um bem (no caso, a transferência é feita pela Caixa Econômica Federal) com confiança.
Este empréstimo pode ser integrado com o programa Casa Verde e Amarela, o antigo Minha Casa, Minha Vida, e pode ser o subsídio para financiar casa, terreno e materiais de construção.
O crédito cedido ao beneficiário no programa é realizado pela Caixa Econômica Federal no Sistema Financeiro de Habitação, que usa o próprio imóvel que será construído como garantia. Para isso, é necessário ter a entrada de ao menos 20% do valor, para conseguir a aprovação do benefício.
Como citamos anteriormente, o FGTS pode ser usado no programa, sendo uma alternativa para conseguir o valor mínimo para aprovação do crédito que é pedido pelo banco. Entretanto, para poder usar deste benefício é necessário ter no mínimo três anos de fundo (podem ser de empresas diferentes e não precisam ser anos consecutivos) e não possuir outro tipo de financiamento ativo.
Para fazer a análise de elegibilidade para este programa, é necessário seguir alguns passos. Conheça todo o processo de entrada no programa de Aquisição e Construção:
- Simulação: Este primeiro passo é muito importante, pois irá definir o quanto você irá precisar de empréstimo, e esta simulação pode ser feita diretamente no site da Caixa Econômica Federal. Após ter a simulação em mãos, poderá passar para o próximo passo;
- Documentação: Com o valor que irá precisar em mãos, está na hora de separar os documentos exigidos na análise de crédito (iremos falar sobre essa documentação daqui a pouco);
- Análise: Depois de entregar a documentação e especificar quanto precisará no financiamento, a Caixa Econômica Federal (CEF) irá receber e analisar a sua documentação, e caso seja aprovado, você terá acesso a mais informação de quais meios estão disponíveis dentro do programa para você adquirir o terreno e seus materiais.
- Avaliação do terreno: Depois da aprovação, você terá direito de usufruir do benefício, assim que a Caixa fizer a avaliação do seu terreno e o contrato for assinado;
- Pagamento: Com a avaliação feita e o contrato assinado, iniciarão as cobranças das parcelas da sua nova aquisição imobiliária.
As principais vantagens do programa são:
- Valores mais atrativos e custos ajustados ao seu orçamento
Os valores oferecidos neste programa, além de unirem em uma só parcela o terreno e materiais de construção, contam com valores reduzidos e mais suaves para o seu bolso, o que o faz ser levado em consideração em diversos casos, na compra de um novo imóvel ou na construção de uma nova moradia.
- A modalidade de crédito oferece mais facilidade e é mais flexível pelas instituições financeiras
O crédito oferecido no Programa de Aquisição e Construção conta com facilidades e flexibilidades próprias, cedidas pelas instituições financeiras. Logo, você poderá contar com opções de negociação de valores mais amigáveis, além de remanejo de taxas e outras preferências a serem combinadas diretamente com a Caixa Econômica Federal.
- O comprador poderá participar do projeto da casa em todos os detalhes
Esta é sem dúvidas uma das vantagens mais chamativas do Programa de Aquisição e Construção, pois além de conseguir juntar em apenas uma parcela para pagamento ao mês o material de construção e terreno, poderá participar, opinar e escolher ativamente tudo o que será feito em sua nova casa, o que evita frustrações futuras e garante seu bem estar e qualidade de vida assim que sua mudança for concluída.
Assim como outros programas de financiamento habitacional ou auxílio para a construção da sua nova casa, alguns pré-requisitos precisam ser preenchidos para que o comprador seja elegível à aprovação. Estas condições são:
- Possuir capacidade de pagamento da parcela do imóvel;
- Ser brasileiro;
- Ser maior de idade ou emancipado com 16 anos completos;
- Não ter o nome negativado ou no cadastro de devedores (SCPC, SERASA, etc);
- Não ter recebido nenhum desconto do FGTS em outro financiamento imobiliário;
- As prestações não podem exceder 30% da sua renda familiar mensal bruta;
- etc.
- Documento oficial de identificação com foto (CTPS, CNH, RG, OAB, CREA, etc);
- Comprovante de renda atualizado,
- Sua última declaração de imposto de renda e o recibo de entrega à Receita Federal.
O Programa de Aquisição e Construção pode ser um dos seus parceiros na hora da construção da sua casa própria, basta ter consigo todos os detalhes que explicamos em nosso artigo e verificar se você é elegível para ser aprovado no programa.
Aqui na Imobiliária Vance, você tem à sua disposição profissionais altamente qualificados para explicar o funcionamento e regras deste programa, o acompanhando em todo o processo e entrega de documentação. Marque uma conversa com a gente e venha tornar realidade a construção da sua casa!