Com a chegada do frio, temos a presença de dias chuvosos e muita umidade. Contudo, ninguém gosta de ver as paredes cheias de água e sentir que o ambiente está úmido dentro de casa, não é mesmo? Mas, não precisa se preocupar. Esse é um problema comum, que com alguns cuidados pode ser evitado.
Os cuidados com cada ambiente são distintos, ainda mais se forem abertos ou fechados. Mas, para facilitar a sua pesquisa, nós colocamos a mão na massa e trouxemos todas as informações no nosso guia para manter a casa sempre arejada e longe da umidade. Quer saber como cuidar dos ambientes fechados e abertos da sua casa? Vem com a gente!
A maneira como devemos cuidar de ambientes abertos e fechados é diferente. Por isso, vamos dividir nossas dicas, assim, você conseguirá filtrá-las para aplicar da melhor maneira em sua casa.
● Nos dias em que não há chuva, deixe as janelas e portas abertas: O inverno se divide em dias chuvosos, dias de frio sem chuva e dias amenos. Por isso, é importante aproveitar os dias sem chuva para manter a casa com as janelas e portas abertas. Além de evitar o mofo e a umidade excessiva, essa medida evita doenças respiratórias, e alergias.
● Use o desumidificador: O desumidificador é um ótimo recurso para diminuir a umidade e manter a casa arejada. Ele retém as partículas de água no ar e o devolve ao ambiente com menos umidade. Contudo, quem não tem o desumidificador em casa, o ventilador, tanto no modo exaustão ou ventilação, também são uma boa pedida.
● Use produtos contra umidade: Nos supermercados e lojas especializadas, encontramos diversos produtos que ajudam a diminuir a umidade dentro de casa. Alguns são as bolinhas anti mofo e anti umidade, sachês que absorvem a água e outros diversos tipos de produtos. Vale a pena investir e manter a sua casa arejada e cheirosa!
● Use a ventilação cruzada: A ventilação cruzada é quando dois meios de ventilação se unem para arejar um local. Por exemplo: se a umidade estiver muito grande em um ambiente aberto em específico da casa, se for possível, deixe janelas, portas e o desumidificador trabalhando. Assim, o efeito será maior.
● Deixe a luz solar entrar: A luz solar, assim como o ar puro, é muito importante no combate a umidade. Ajuda, também, a matar bactérias que causam alergias e o início do mofo, mantendo o ambiente saudável e com o ar fresco.
Os ambientes fechados merecem uma atenção especial para se manterem longe da umidade. Por isso, confira as dicas que separamos para você e aproveite para colocar em prática hoje mesmo:
● Evite materiais que absorvam a umidade: Alguns materiais absorvem a umidade e nós não temos o conhecimento. Os mais comuns de estarem dentro de casa são os tapetes e cortinas de tecidos grossos. Se possível, substitua as cortinas por tecidos mais leves e retire o tapete do local nos períodos úmidos do ano. Dessa forma, você já irá notar uma grande diferença no ambiente.
● Use difusores de ambientes: Os difusores de ambiente ajudam a manter o local sempre cheiroso, e também, a disfarçar o cheiro do mofo, que a umidade pode causar. Aqui na Vance, nós usamos um difusor com cheirinho que é a nossa marca registrada. O ambiente fica muito mais fresco e arejado, tanto no inverno como no verão!
● Deixa a porta aberta para aproveitar a ventilação cruzada: A ventilação cruzada é a mistura da ventilação feita nos demais ambientes da casa e que chega até o ambiente fechado. Por menor que seja a corrente de ar, ela ajudará a manter o local menos úmido.
● Troque as lâmpadas incandescentes da sua casa: Você sabia que as lâmpadas incandescentes, também conhecidas como “lâmpadas quentes”, irradiam calor e propiciam a produção de umidade? Nesse caso, a melhor medida é trocar as lâmpadas pelo modelo LED, que além de não trazer calor e umidade ao ambiente, são mais econômicas.
Contudo, mesmo fazendo todos esses cuidados com a sua casa, você notar que há muita umidade e alguns problemas pontuais, é hora de verificar se os seus ambientes não estão sofrendo de infiltração.
Ela pode se manifestar no teto, no chão e nas paredes, etc. E, se o problema não for corrigido com rapidez, pode até mesmo danificar a estrutura da casa, além de aumentar muito as chances de bolor, mofo e estragar a pintura da sua parede, por exemplo.
Se você notou algum desses sinais na sua casa, suspeite de infiltração e chame um profissional especializado para fazer o reparo o quanto antes:
● Manchas escuras no local onde se fica a maior parte da umidade;
● Umidade excessiva, como paredes escorrendo água, chão molhado e pequenos vazamentos sem explicação;
● Tinta descascando e úmida;
● Rachaduras úmidas;
● Mofo e bolor em excesso;
● Azulejos e pisos mais escorregadios que os demais e com a impressão de estarem mais altos, pelo excesso de umidade,
● etc.
Manter a nossa casa arejada e longe da umidade é uma das formas de cuidar do nosso lar e da nossa saúde. Com as nossas dicas, a umidade vai passar longe dos ambientes da sua casa e poderá aproveitar o inverno com ainda mais tranquilidade!
Para mais dicas como essas e estar sempre atualizado sobre o mundo dos imóveis, continue de olho no blog da Vance.
Até mais!