A lareira ecológica é uma ótima alternativa para quem gosta de praticidade e de itens que não agridem meio ambiente. Além disso, é uma opção que pode ser adicionada a sua casa em qualquer fase do projeto. Ou seja, não exige obras. Quer conhecer um pouco mais sobre as lareiras ecológicas, como funcionam e suas vantagens? Vem com a gente!
A lareira ecológica é uma opção para manter você, sua família e sua casa aquecidos em meio ao inverno, principalmente nas regiões mais frias do Brasil. Ela é uma alternativa mais acessível de lareira tradicional, pois seu preço é muito mais atrativo e não tem a presença da fumaça, que é o principal motivo para algumas pessoas não usarem as lareiras comuns em suas casas.
Essa opção está cada vez mais popular na Europa, Estados Unidos, Canadá, etc. Agora, é a vez do Brasil se beneficiar desse recurso tão interessante para manter o seu lar sempre aconchegante.
As lareiras ecológicas são mais fáceis de usar, operar e instalar. São feitas de uma câmara de combustão produzida em inox, onde o combustível é colocado. Dessa forma, ocupa pouco espaço no ambiente e não produz fumaça, apenas uma quantidade mínima de gás carbônico. Além disso, podem ser colocadas no projeto de construção a qualquer momento e são muito menores e cabem em qualquer tipo de ambiente. E, convenhamos, também servem para decoração e deixam a casa ainda mais linda, não é mesmo?
Cada lareira tem suas particularidades referentes ao funcionamento. Nesse modelo, não há necessidade de usar eletricidade, combustão ou gás, pois os queimadores de etanol são autossuficientes. As lareiras ecológicas funcionam a base de bioetanol como combustível, em vez de usar o carvão. O bioetanol é considerado um combustível limpo, sem produção de função. Sua composição química produz uma chama laranja, que traz um aspecto aconchegante e bonito ao local.
De acordo com estimativas dos especialistas, a eficiência de uma lareira ecológica depende do tamanho do seu queimador e do tamanho do ambiente. Estima-se que um queimador com aproximadamente 30 cm e com 1,5 litros de álcool etílico 92,8% conseguem aquecer uma sala de 20m2 por até 4 horas. Contudo, irá depender dos dois fatores aplicados a sua casa e ao seu modelo de lareira.
As lareiras ecológicas têm diversas vantagens. Algumas delas são, por exemplo:
● Fáceis de instalar: as lareiras ecológicas, ao contrário das tradicionais, são muito mais fáceis de montar e dispensam, na grande maioria das vezes, reformas no local, abertura de parede ou projetos complexos para inserir o item na sua casa. É simples e prático, pois ela se adapta a estrutura original da sua casa.
● Alto poder de aquecimento: as lareiras ecológicas não precisam de adutor para que a fumaça saia. Logo, elas retêm todo o calor gerado para dentro do ambiente, que será aquecido constantemente, sem ressecar o ar.
● Uso mais versátil: Diferentemente das lareiras convencionais, as ecológicas podem ser usadas em todo tipo de ambiente, desde externo ao interno, de forma embutida ou independente, etc. Você é quem escolhe onde ela ficará. Assim, você fica no controle do aquecimento da casa.
● Uma opção mais sustentável: já que a lareira não usa combustíveis derivados do petróleo, não prejudica o meio ambiente. Além disso, não poluem o ar com fumaça, contribuindo para manter o ar sempre fresco e agradável.
E aí, o que você achou das lareiras ecológicas? Depois de aprender todas essas informações, já dá vontade de pesquisar e escolher a sua, não é mesmo? Não esqueça de levar em consideração o seu gosto pessoal, tamanho do ambiente e se deseja uma lareira portátil ou não. Dessa forma, será muito mais fácil fazer uma escolha assertiva.