Já parou para pensar que o sonho de quase todo brasileiro é ter um cantinho para chamar de seu?
Esse momento é importante na vida de todos nós, por isso, a escolha do seu apartamento deve ser feita com sabedoria, calma e muita pesquisa. Estas medidas protegem você e o seu patrimônio de qualquer problema ou frustração.
Para te ajudar na sua decisão de compra e a fazer a melhor escolha de apê, sem esquecer de nada do que realmente importa antes de comprar o seu cantinho, separamos as 5 coisas que você precisa prestar atenção na escolha do seu apê.
Vamos lá?
Sabemos que é um momento de muita felicidade e realização, mas devemos deixar a euforia dar lugar a calma, assim, nossas escolhas tendem a ser muito mais assertivas.
Por que estamos dizendo isso?
De uma maneira simples, a escolha de um imóvel é completamente diferente das escolhas que temos no nosso dia a dia. Principalmente se for o seu primeiro imóvel, escolher o lugar onde você vai morar e passar momentos felizes da sua vida é diferente de escolher os itens do supermercado, não só pelo valor da compra, mas pela sua importância e complexidade.
Por isso, planejamento, calma e prudência nunca são demais nesse momento.
Antes da compra, coloque no papel tudo o que você considera indispensável no seu apê. Depois, inicie sua pesquisa levando estes critérios em consideração, além de prestar muita atenção nas descrições do apartamento.
Este é o momento certo de não se deixar levar pelas emoções, pois a frustração pode ser muito grande depois de uma compra por impulso. Garantimos que você não irá se arrepender de escolher com calma e cuidado!
Sabe aquelas características, que vão desde pequenos detalhes e coisinhas na casa ou até os itens de maior expressão, que se não estão presentes no local, afetam drasticamente a sua qualidade de vida?
Pois é. Sem ter esses pequenos detalhes, provavelmente você não sentirá a mesma satisfação em adquirir e dizer “este é o meu imóvel!” como seria se ele tivesse tudo o que você gosta.
Antes de iniciar a sua pesquisa, a primeira coisa a se fazer é listar tudo o que é inegociável para você. Nesta lista, você não precisa economizar palavras e muito menos ter medo de ser exigente. Todo cuidado é pouco para manter a sua qualidade de vida!
Nesta lista, você pode inserir algumas características como:
- Se prefere um imóvel novo ou usado;
- Se quer um local que tenha uma boa segurança;
- Qual é a posição do apartamento;
- Se o apê está bem localizado na cidade;
- Quais são as comodidades que o condomínio do apê oferecem;
- Tamanho do apartamento;
- Quantos dormitórios tem,
- etc.
Leve esse check list com você sempre que precisar e use sem medidas na hora de pesquisar as opções de apartamento.
Falar de finanças, muitas vezes, não é uma tarefa fácil, isto porque todos nós passamos por emergências e problemas ao longo da vida. Contudo, antes de se comprometer com uma compra tão significativa, é prudente fazer a aquisição somente se você souber qual é, de fato, a sua situação financeira.
Somente depois de ter este dado em mãos é que você conseguirá fazer uma pesquisa direcionada, encontrando os apartamentos mais indicados para você. De igual forma, somente depois de fazer um exame minucioso das suas contas, você pode fazer simulações de empréstimo no site das instituições financeiras e verificar como seria o pagamento e se eles cabem no seu orçamento mensal.
Esta é uma forma interessante de se preparar para a compra e ver quais seriam os juros aplicados sob o valor. Lembrando que esta medida se dá para quem não tem o valor da entrada para comprar o apartamento, logo, cada caso deve ser avaliado de forma individual.
O ideal é não comprometer mais do que 30% da sua renda mensal, de acordo com recomendações de especialistas e das próprias instituições de crédito, assim, o peso das prestações não cai de forma agressiva sobre o seu bolso.
Muitas vezes as pessoas se comprometem com a compra de um imóvel sem saber quais são aqueles custos que estão escondidos nas letras pequenas do contrato, e se assustam quando somam e o montante a ser pago é muito superior ao esperado.
Este susto pode ser evitado se, antes da compra, você estiver por dentro de quais são os custos envolvidos nesta transação. Alguns destes custos que nem sempre são levados em consideração ou do conhecimento do comprador são, por exemplo:
- ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis);
- Custos da documentação oficial;
- Gastos com a sua mudança, frete, reformas;
- Condomínio do apê,
- etc.
Todos nós passamos por apertos e problemas, e o ideal, para enfrentar estes momentos de forma firme, é ter uma reserva de emergências para poder contar. De acordo com os especialistas, a sua reserva de emergência deve cobrir os seus custos de vida por até 6 meses, para viver de forma minimamente confortável.
Ao comprar o seu apê, terá uma despesa extra todos os meses. Caso algo aconteça, como problemas de saúde ou fique sem emprego, a sua reserva de emergência é a garantia de que poderá continuar honrando com o seu compromisso sem colocar o seu imóvel e seu nome em jogo, caso não consiga arcar com as parcelas.
Comprar o seu apê pode ser um processo leve e gostoso, que irá marcar a sua vida para sempre. Para fazer isso da melhor forma, sem comprometer a sua vida financeira e sem stress, seguir estas dicas é a melhor pedida!
E aí, você já tinha pensado em todos estes pontos?
Esperamos que o artigo ajude você a se planejar para a realização deste sonho e que em breve esteja com as chaves do seu novo cantinho em mãos.
Até o próximo post!