A compra e a venda de imóveis requerem diversas ações para que a transação seja bem sucedida. Contudo, hoje vivemos em uma rotina cada vez mais corrida, logo, algumas dessas obrigações para concluir a compra ou venda de um imóvel, por exemplo, ficam muito difíceis de encaixar em nossa agenda.
Pensando nisso, uma das soluções mais tecnológicas que vem ganhando cada vez mais espaço no ramo imobiliário é a modalidade de assinatura eletrônica. Essa facilidade é ideal para os trabalhadores do regime CLT, por exemplo que têm horário fixo, para quem está viajando ou viaja com muita frequência; mora longe da sua imobiliária e empreendedores que têm a sua rotina cheia de tarefas.
Quer saber mais sobre essa nova modalidade de assinatura de contratos, suas vantagens e como funciona? Continue conosco, vamos te explicar todos os detalhes!
A assinatura eletrônica de contrato de compra e venda é, de forma didática, uma maneira de assinar e autenticar documentos via online. Ou seja, você não precisa estar pessoalmente na imobiliária para efetuar a assinatura dos documentos. A assinatura eletrônica é realizada através de uma plataforma especializada, e é considerada muito mais segura do que a assinatura manual.
Aqui na Imobiliária Vance, cerca de 70% dos nossos contratos de compra e venda de imóveis já são digitais. Pensamos sempre em trazer mais facilidade e tecnologia para esse momento tão importante na vida de todos nós, ao adquirir uma casa, apartamento ou até mesmo vender uma propriedade. Logo, toda forma de fazer este processo ser ainda mais seguro é válido!
Se pararmos para analisar, na assinatura manual de contratos de compra e venda de imóveis, o contrato é enviado pela imobiliária para o e-mail do cliente, se a assinatura não for presencial. A pessoa recebe, imprime, lê, assina. Depois de ler e assinar, o cliente precisa escanear a impressão assinada e enviar novamente à imobiliária.
No formato eletrônico, a imobiliária disponibiliza na plataforma o mesmo arquivo que a pessoa receberia por e-mail, mas não precisa imprimir e assinar a mão, é só assinar na plataforma. Interessante, não é mesmo?
Algumas vantagens interessantes dessa modalidade são, por exemplo:
● Maior flexibilidade para assinar o contrato, já que não precisa estar pessoalmente no local;
● Maior segurança com o documento, que não fica suscetível à perda da via física ou extravio do contrato;
● Se você está viajando para fora do país, poderá assinar o contrato no seu fuso horário, sem maiores problemas. Depois disso, ele ficará disponível para a imobiliária dar continuidade no processo de compra e venda;
● Gera economia, pois dispensa o custo de cartório para assinatura: Esse com certeza é um dos benefícios mais notáveis depois da segurança da assinatura eletrônica. Muitas vezes, os gastos com cartório para autenticação e assinatura dos documentos são significativos. Dessa forma, se for possível economizar este valor, melhor para o seu bolso e sua vida financeira,
● etc.
Agora que já conhecemos as vantagens da assinatura eletrônica e como funciona, é importante saber, também, como assinar este documento tão importante na plataforma digital. Dessa forma, evitamos problemas maiores ou até mesmo a reprovação do documento pela imobiliária, gerando a necessidade de assinar novamente o documento.
Basicamente, este processo muda de plataforma para plataforma. Cada uma delas tem o seu funcionamento próprio, mas, a grande maioria segue as mesmas premissas: área de trabalho com os documentos a serem assinados, seus dados armazenados e local próprio para a assinatura. Contudo, a estrutura de assinatura e ordem dos passos para concluí-la são muito semelhantes. Dá só uma olhada:
Documento recebido por e-mail ou aviso da imobiliária na plataforma: O primeiro passo será receber, da imobiliária, o documento no seu e-mail. Ou ainda, poderá receber um aviso de que o contrato já está disponível na plataforma para assinar. Sendo assim, acesse a página inicial da plataforma com as suas credenciais.
Assine o arquivo: Agora, o próximo passo é assinar o documento! Caso seja a sua primeira vez na plataforma, haverão instruções sobre como criar a sua assinatura. A mesma continuará salva para as próximas vezes em que usar a plataforma.
Preencha com os seus dados pessoais: Os seus dados pessoais servem para corroborar a assinatura e tornar o processo ainda mais seguro. Eles mostrarão à imobiliária que a sua assinatura é autêntica e também, darão mais segurança a você no momento da assinatura eletrônica.
Viu só como é simples e rápido? Além de tudo, esse processo é 100% seguro. Seus dados estão protegidos de ponta a ponta!
Assim como as assinaturas digitais estão mudando o cenário imobiliário para melhor, temos atualmente ouvido muito a respeito de uma nova possibilidade no ramo, as NFT’s. Você certamente já deve ter ouvido falar desta sigla, contudo, apesar de popular, o conceito ainda não é muito didático para quem não vive no contexto tecnológico.
As NFT’s (Non Fungible Token) são um tipo especial de token, que não podem ser reproduzidos. Desta forma, são intangíveis, diferente de um ativo que podemos aproveitar fisicamente, como o dinheiro impresso, uma casa, um carro, etc.
O que garante a autenticidade e segurança das NFT’s é o mesmo sistema que regula as bitcoins, o blockchain. Dessa forma, o comprador recebe logo após a compra o seu ativo, evitando fraudes.
No mundo imobiliário, as NFT’s mostram uma possível mudança na forma de compra e venda, com possibilidade de crescimento exponencial nos próximos anos. Sendo assim, muitas imobiliárias já possibilitam as transações com NFT’s, e ao longo do tempo, essa modalidade ficará cada vez mais acessível e popular.
E aí, o que você achou da nova modalidade de assinaturas e a possibilidade de NFT’s imobiliários? Com certeza essas tecnologias farão a diferença no nosso dia a dia!