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As mulheres no mercado imobiliário
Publicado em 29/Jun/2023

A arte de vender um imóvel não é apenas falar sobre os seus detalhes e especificações, valor e dados do financiamento, mas sim também entender as necessidades do comprador, suas preferências, situação financeira e saber que está fazendo parte da realização de um sonho e de um dos momentos mais marcantes da vida de todos os brasileiros.

 

Para isso, o mercado imobiliário precisa cada vez mais de profissionais capacitados a lidarem com os clientes de forma empática e preocupada com a sua satisfação, conhecendo suas preferências e detalhes que consideram mais importantes.

 

As mulheres, no ramo imobiliário, possuem essas habilidades e muitas outras que se destacam e agregam ao setor, reforçando ainda mais a importância e a democratização do público feminino a estes cargos, como a atenção aos detalhes que mais importam ao cliente e também a empresa, uma boa relação interpessoal na hora da negociação e também ajudam de forma positiva na captação de clientes, nas vendas e aluguéis, por exemplo.

 

Com o passar do tempo e a mudança positiva da nossa sociedade, hoje em dia é cada vez mais comum que o público feminino tenha a voz ativa e a liderança na hora de comprar um imóvel, por isso, é de extrema importância que haja representatividade ao serem atendidas, pois assim, todas as suas demandas e preferências serão levadas em consideração, daquele jeitinho é que é uma das características mais marcantes do das mulheres que atuam no ramo imobiliário.

 

Para isso, se faz de extrema importância falar sobre este assunto no dia da mulher, e de incentivar com cada vez mais pessoas entendam como o acesso a este ramo é importante e que a atuação da mulher no mercado imobiliário é mais do que uma vitória, mas um ato de representatividade para empoderar outras mulheres que se interessam por este segmento.

 

O público feminino sempre recebeu espaço para trabalhar no ramo imobiliário?

 

Apesar de hoje em dia o acesso ao ramo imobiliário ser fomentado e incentivado para o público feminino, nem sempre foi assim.

 

A história da conquista do espaço feminino no ramo imobiliário é inspiradora. Para termos uma ideia, até o ano de 1958 as mulheres eram proibidas de atuarem como corretoras de imóveis, pois era uma regra imposta no artigo 37 do Código Comercial Brasileiro (Lei nº 556 de 25 de junho de 1850). Somente após a revogação deste artigo é que as mulheres puderam se especializar e exercer a profissão no país.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), desde os anos 2000 até os dias de hoje, o número de mulheres no ramo aumentou em torno de 144%, e a Federação Nacional dos Corretores de Imóvel (Fenaci) informa que, de acordo com estimativas, as mulheres ocupem em torno de 40% das vagas da profissão atualmente.

 

Outra pesquisa, ainda, divulgada pela Revista Exame, mostrou que 48% dos profissionais corretores de imóveis do nosso país são mulheres, indicando que a presença feminina está cada vez mais forte no meio imobiliário.

 

O mais interessante sobre essas pesquisas é que a atuação feminina no ramo imobiliário não se restringe apenas ao cargo de corretor de imóveis, mas também na área administrativa, captação de clientes, marketing imobiliário, como proprietária de empresas ou na gerência, ou até mesmo em relação às entidades voltadas à defesa dos corretores, como sindicatos, associações e assembléias.

 

A mulher corretora mostra que este é o público que mais investe em educação e estudos, estando sempre em busca de qualificação e atualização em seu currículo, para estar sempre por dentro das mudanças e atualizações setor, pois todos os dias temos acesso a novas tecnologias e diversos conceitos aplicáveis à área. Os cursos que podem ser feitos para o obter o registro de corretor de imóveis e poder atuar na área são os seguintes:

 

     TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) (este é obrigatório);

     Curso superior de tecnologia em negócios imobiliários;

     Curso superior de gestão de negócios imobiliários;

     Pós-graduação em negócios imobiliários;

     MBA em negociação de imóveis,

     etc.

 

Entretanto, estes não são os únicos cursos que podem feitos, os mesmos podem ser escolhidos de acordo com a sua preferência e área de interesse. Além disso, investir em cursos de vendas e oratória pode ajudar também o desempenho na hora das vendas, da negociação e de conversar com os clientes, melhorando a sua relação interpessoal.

 

Quais são os desafios que as mulheres encontram no mercado imobiliário?

 

Uma das grandes vitórias da atualidade é encontrar o público feminino atuando em massa no mercado imobiliário, entretanto, há diversos desafios que as mulheres enfrentam e que muitos de nós não percebemos. O mais notório de todos, infelizmente, ainda é o machismo enfrentado por muitas, ao terem suas capacidades e profissionalismo colocados em descrédito por outras pessoas.

 

Uma das características presentes no mercado imobiliário, diferente da grande maioria dos outros setores, são cargos com maior flexibilidade de horários, desta forma, se a mulher for mãe, consegue conciliar o trabalho com levar o filho à escola ou creche e ainda ter um tempinho para cuidar de si, o que mostra a organização do público feminino.

 

Entretanto, esta característica fala um pouco sobre outro desafio enfrentado pela mulher no ramo dos imóveis, que é a dupla jornada, que se torna tripla caso a mulher seja dona de casa, mão e trabalhe fora.

 

Outro desafio, mas que está sendo cada vez mais corrigido pelas empresas e imobiliárias do país, é a falta de estrutura oferecida às mulheres na área, seja pela falta do direito a licença maternidade, insegurança no trabalho após o nascimento do filho, etc.

 

Interessante entender um pouco mais da perspectiva das mulheres no mercado imobiliário, seus desafios e a importância da sua presença, não é mesmo?

 

Saber um pouco mais da atuação das mulheres no mercado imobiliário é entender a importância dessa luta e de como as profissionais colaboram para o crescimento do segmento, trazendo um toque todo especial desde o atendimento ao fechamento das vendas.

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