Sabia que como a cidade onde moramos é planejada e impacta diretamente na nossa qualidade de vida? Desde o planejamento das ruas, prédios, área comercial e bairro como um todo, tudo tem um propósito dentro desse desenho, e com isso, entra a área do urbanismo, responsável por fazer esse estudo, considerando diversos aspectos.
Mas, você já parou para pensar na importância do urbanismo para a sociedade e como ele faz diferença no nosso dia a dia? A nossa rotina está cada vez mais corrida, e com isso, nem sempre paramos para notar o que faz a diferença na nossa qualidade de vida e com os cuidados com o meio ambiente.
Sendo assim, o dia 8 de novembro está chegando, o dia do urbanismo, e fica cada vez mais evidente a importância de saber mais sobre esse conceito tão importante no nosso dia a dia. Enfim, quer saber mais sobre essa área de estudos tão importante e qual é o seu impacto no nosso dia a dia? Continue lendo este artigo.
O urbanismo é uma modalidade que traz responsabilidade social, cuidados com o meio ambiente, lazer, qualidade de vida e fomenta a economia local, planejando uma cidade, bairro e áreas comerciais para valorizar o trabalho dos empreendedores e manter a qualidade de vida dos moradores do local.
É um assunto de extrema importância para todos, mas, principalmente, para empresas e empreendedores que se importam com o alcance do seu negócio, e o que mesmo impacte de forma positiva a sociedade, sem prejudicar o meio ambiente.
O urbanismo tem um papel social de grande importância na nossa vida, pois com ele, é possível entender a relação entre o espaço e a sociedade em que estamos inseridos, e assim, ajudar no bom funcionamento das cidades, do comércio e estar a par de vários fatores que contribuem e interferem na organização da mobilidade urbana, arquitetura, infraestrutura e outros relacionados.
Com o urbanismo, é possível manter ambientes muito mais planejados para a sua realidade ou para o bom desempenho do comércio. Além disso, com o estudo do urbanismo e áreas relacionadas, é possível entender um pouco mais sobre as principais demandas atuais para a qualidade de vida de todos nós que moramos, vivemos e/ou trabalhamos em grandes cidades, para que assim, todos nós tenhamos acesso a bem-estar e os recursos mais importantes para desenvolvimento.
O dia 8 de novembro é o dia mundial do urbanismo. Como vimos no primeiro tópico, o urbanismo consiste nos padrões estabelecidos para o crescimento de uma cidade em vários aspectos, desde o administrativo, técnico, econômico e muito mais.
Essa data é de extrema importância para levantar um debate saudável a respeito do tema, e, também, sobre a promoção e criação de novas soluções em urbanismo, para trazer sempre o bem-estar e qualidade de vida a toda a sociedade, promovendo também uma integração massiva de elementos que contribuam para o crescimento de uma comunidade local.
Os temas mais comuns a respeito do urbanismo, que vem ganhando cada vez mais força, são o sistema de transportes, planejamento de áreas verdes, soluções para lazer e bem-estar, habitação, etc.
O dia mundial do urbanismo é uma data comemorativa e representativa sugerida em 1934 e instituída no ano de 1949 pela Organização Nacional das Nações Unidas (ONU), reconhecida em mais de 30 países ao redor do mundo. Foi criada pelo engenheiro e professor argentino Carlos Maria Dalla Paolera, quando era professor e diretor do Instituto de Urbanismo da Universidade de Buenos Aires, em seu documento e manifesto de título “El Simbolo del Urbanismo”.
E aí, você já tinha parado para refletir sobre esses pontos do urbanismo? Essa área de estudo é muito importante para o nosso bem-estar enquanto sociedade, e também para a nossa qualidade de vida.
Esperamos que o nosso conteúdo tenha ajudado com as principais dúvidas sobre o assunto.
Para mais conteúdos como esse, é só ficar de olho no blog da Vance.
Até mais!