Chega um momento do ano em que precisamos parar para descansar, e uma das formas mais eficazes e gostosas é viajando. Entretanto, independente do tempo que iremos passar fora, não temos como levar tudo o que amamos e cuidados junto com a gente, e uma das coisas que deixamos em casa e continuam precisando de cuidados são as nossas plantinhas, sejam elas de dentro de casa, em seu jardim, etc.
Para chegar de viagem e encontrá-las saudáveis e bonitas, separamos cinco dicas poderosas que irão facilitar estes cuidados com as plantas, e mantê-las afastadas de fungos ou qualquer coisa que possa debilitar sua saúde. Dá só uma olhada:
Um dos maiores problemas de abandonar as plantinhas por longos períodos é a falta de rega. Em casos que você não poderá contar com o auxílio de algum vizinho ou conhecido para regar suas plantas, algumas alternativas podem ser bem-vindas.
Em casas de jardinagem ou agropecuárias é possível encontrar vasos auto regadores ou cotejadores que irão garantir que a terra esteja sempre húmida e evitar que sua planta venha a morrer. Ou se preferir, poderá utilizar uma garrafa pet com água, onde o gargalo ficará enterrado na terra e haverá um furo pequeno na tampa para a saída da água. Outra ideia muito boa é o uso de barbante com uma ponta dentro de um recipiente com água e a outra dentro da terra. Assim o barbante servirá como condutor da água até o vaso.
Esta medida auxilia as plantas em sua saúde e também se elas ficarem sob cuidados de outra pessoa, minimizando as chances de esquecer de regar uma delas, por exemplo. Entretanto, algumas plantas preferem ficar mais isoladas, sem contato com outras de forma excessiva, por isso, é de extrema importância saber um pouco sobre cada espécie que você tem em casa.
Caso você adote esta medida, inicie-a um pouco antes de viajar, assim poderá acostumar as plantinhas com o seu novo local e verificar se alguma delas não se adaptou a esta mudança.
Esta dica proporciona também uma melhora no paisagismo do seu local, agrupando diversas plantinhas que podem ser também ornamentais e de decoração ao seu ambiente. O jardim de uma casa, sendo ele interno ou externo, tem o poder de dar mais vida ao local, por isso, todo cuidado é importante para manter este lugar tão especial da casa sempre saudável e em crescimento. Com poucas atitudes e medidas simples, somos capazes de proporcionar um ambiente saudável para as nossas plantinhas.
Parece óbvio frisar uma informação tão conhecida, mas sim, as plantas precisam de luz, assim como os seres humanos precisam de comida e água para viverem de forma saudável. Por isso, antes de viajar, não coloque suas plantas em locais com penumbra ou muito escuros, isso fará com que o crescimento delas seja prejudicado e pode até mesmo favorecer o adoecimento das mesmas.
Entretanto, a exposição direta a luz solar forte pode causar queimaduras nas plantas, logo, a luz do local deve ser média e um local fresco e arejado, que favoreça a circulação de ar no ambiente em que as plantas estão.
Sempre temos aquela plantinha que precisa de cuidados mais complexos para continuar saudável, não é mesmo? Ou se não temos e queremos assegurar com o máximo de certeza que elas estarão sãs e salvas quando você voltar de viagem, se você conhecer alguém em que confie e possa deixar as suas plantinhas, é uma ótima escolha.
Com alguém por perto, sempre é possível verificar se as plantas estão recebendo a quantidade correta de água, se o local onde ficaram não é úmido/seco, sem luz/com luz solar demais, ou ainda, para defender a plantinha de qualquer invasor, fungo, bichinhos ou problemas que possam acontecer.
Se deixar as suas plantas com alguém de confiança, não esqueça de:
● Informar a pessoa a quantidade de água correta para cada plantinha;
● Preferências de cada espécie,
● Identificar as plantas em seus vasos, se necessário;
E outras informações que possam ser necessárias para cuidar da melhor forma das suas plantas.
Seguindo as dicas que separamos para você, será ainda mais fácil deixar a saúde destas plantinhas em dia, mantendo o seu hobbie da jardinagem, ficando até mesmo mais tranquilo(a) para viajar e aproveitar sem preocupações!
O que achou das dicas? Deixa pra gente nos comentários, vamos adorar saber!