Quando você pensa em um apartamento, qual é a primeira associação que a sua mente faz? Para a maioria das pessoas, é o conforto. Ou ainda, ao pensar em um edifício comercial, do que a sua mente? Muitas vezes, pode ser a comodidade de ter diversos tipos de lojas em um só local. Essas imagens que estão em nossa mente e em nossa visão no dia a dia são frutos da verticalização urbana.
O termo pode ser desconhecido para muitas pessoas, mas é um processo cada vez mais presente no nosso dia a dia. Tanto para aproveitar melhor o espaço, como para favorecer o crescimento comercial, a verticalização urbana tem muitos benefícios, mas também, alguns impactos na sociedade que podem afetar a nossa qualidade de vida.
Abaixo, iremos conferir um pouco mais sobre esse processo de verticalização urbana, seus principais benefícios e impacto no dia a dia. Vamos lá?
A verticalização urbana é o processo de crescimento vertical das cidades. Ou seja, em vez de aumentar o número de casas em uma determinada região, a prioridade são os grandes edifícios residenciais, comerciais e apartamentos.
O processo de verticalização urbana vem acontecendo em todo mundo, com ênfase nas capitais e países desenvolvidos, desde o século XIX. Quando bem-planejado, é uma forma de melhorar a qualidade de vida em sociedade. Mas, quando feito sem nenhum preparo, pode afetar o meio ambiente e o funcionamento de uma cidade.
Logo, podemos afirmar que a verticalização de uma cidade está ligada, também, a sua transformação e na modernização de sua paisagem. Conforme a população cresce e a demanda de empregos aumenta, surge a necessidade urgente por novos espaços. Sendo assim, o modelo de apartamentos e edifícios comerciais e residenciais é adotado pelas construtoras, introduzindo ambientes verticalizados para conviver ou trabalhar.
A origem da verticalização urbana ainda não é um consenso entre os estudiosos. Mas, algumas teorias mais elaboradas do século XIX mostram que a popularização do uso das estruturas de aço trouxe muito mais segurança para a construção de edifícios.
Com isso, empreiteiros, engenheiros e todos os profissionais envolvidos neste processo puderem desenvolver outras facilidades urbanas, como elevadores, escadas projetadas de forma mais segura e muito mais. Logo, com todos esses recursos, foi ficando cada vez mais popular e fácil aderir a um modelo vertical de construção.
Querendo ou não, a verticalização interfere diariamente, de forma direta, na paisagem urbana. Foi graças a este processo que algumas cidades ganharam invenções revolucionárias, que hoje são grandes pontos turísticos, como os prédios de Nova Iorque, Chicago e o conhecido Empire State.
Mas, por mais que afete a nossa paisagem, a verticalização urbana também traz muitos benefícios à sociedade, como:
Por mais que a verticalização urbana traga consigo diversos benefícios, ainda há de se pensar que este crescimento em massa gera muitos impactos em nossa qualidade de vida, cidades e meio ambiente, e nem sempre são positivos. Com a realização de obras e construções não planejadas, problemas com o saneamento básico, eletricidade e até mesmo desmatamento podem ser comuns.
Além disso, com a falta de planejamento de uma construção, há impactos que passam muitas vezes despercebidos, como: já parou para refletir que, um prédio mal posicionado pode impedir a passagem da luz do sol em alguns ambientes? Isso faz com que a luz artificial seja usada com maior frequência e que alguns ambientes se tornem mais úmidos e propensos ao mofo, por falta de luz solar.
Para aproveitar o que há de melhor na verticalização urbana, é preciso uni-la ao planejamento urbano. Quando as cidades e construções são bem planejadas, fica muito mais fácil ter uma boa qualidade de vida e reduzir o impacto no meio ambiente. Com o planejamento urbano, a verticalização considera, também, o bem-estar dos habitantes, reduzindo problemas e desconfortos que um ambiente não planejado causa.
Então, o que você achou da verticalização urbana? Já havia lido a respeito desse tema?
Com certeza, se unida ao planejamento urbano, a verticalização urbana tem muito a oferecer a nossa qualidade de vida e crescimento saudável das cidades, não é mesmo?
Esperamos que o nosso conteúdo ajude com as principais informações sobre o tema.
Até logo!
>>>>Gostou? Então compartilhe este artigo!