Ainda é inverno, mas não é cedo para começar a pensar em cuidados com a piscina, não é mesmo? Se você está buscando um novo imóvel que tenha a piscina dos seus sonhos, é importante saber que quando bem cuidada ajuda a enfeitar o jardim ou o quintal e faz toda a diferença em sua vida.
Além disso, uma piscina bem tratada proporciona a reunião dos amigos e da família para se refrescar, conversar e passar tempo de qualidade juntos.
Mas, para que todos esses momentos bons se concretizem, é preciso estar sempre em dia com os cuidados da água da sua piscina. E esses cuidados se iniciam antes mesmo do verão, para que ao chegar a época de tomar banho tudo esteja em ordem, só esperando você e sua família para aproveitar!
Quer saber como cuidar da piscina da sua nova casa e esperar o verão pronto para se refrescar? Então continue a leitura com a gente e confira em primeira mão!
Uma das maneiras mais eficazes de manter a piscina bem tratada e pronta para uso é mantê-la sem impurezas e sujeiras em sua superfície. Dessa forma, uma limpeza periódica deve ser feita para coletar as folhas, pequenos galhos, insetos e outros elementos que possam estar na superfície da água. Nesse processo, podemos usar peneiras, cata-folhas, sugadores, etc.
Mas é importante lembrar que esse cuidado deve ser frequente, para que a sujeira não desça para o fundo da piscina rápido, e dessa forma, não poderá removê-las com os instrumentos que citamos acima ou por decantação, somente com a troca completa da água e limpeza da piscina enquanto estiver vazia;
Mas, se você está comprando o seu imóvel agora e ainda não tiver instalado a piscina, somente a comprado, uma dica é instalar longe de árvores e arbustos, para que os galhos e folhas não caiam diretamente na água. Mas, se você comprou o imóvel com a piscina pronta e instalada, considere transplantar para mais perto do jardim ou quintal as árvores e arbustos pequenos que estiverem mais próximos.
Antes de se expor ao sol, é importante aplicar sobre a pele o protetor solar, que é extremamente necessário para evitar doenças como câncer de pele, queimaduras e manchas. Contudo, esses produtos, geralmente, contêm elementos oleosos em sua composição, que podem contaminar a água.
Para evitar que o óleo se espalhe por toda água da piscina, o recomendado é tomar uma ducha para tirar o excesso do produto antes de entrar nela. Dessa forma, você evita essa contaminação e a água da piscina não precisa ser trocada com mais frequência que o programado.
Ao contrário do que muitos pensam, essa medida não é importante apenas pela estética da piscina ou limpeza da água, mas esses resíduos gordurosos dificultam o tratamento, e aceleram o processo de deterioração de equipamentos usados nessa limpeza, por causa da corrosão.
Após tirar a sujeira da superfície, não se esqueça de aspirar o fundo da piscina, onde fica toda sujeira e todos os elementos que decantam ao longo dos dias. O processo leva em média 30 minutos para ser concluído, e o ideal é executá-lo ao menos uma vez por semana.
Para isso, use um aspirador próprio para o fim, movendo-o na água em linhas paralelas. Os mais recomendados para fazer essa limpeza são os modelos com escovas e cerdas na parte de baixo, pois ajudam a esfregar o fundo da piscina, eliminando resíduos incrustados ou algas que estão grudadas na piscina.
A filtragem da água deve ser feita de quatro a oito horas por dia, para ficar adequada para o banho. Mas, para que o processo seja feito da forma certa, o filtro da bomba deve ser higienizado, para que não passe nenhuma sujeira para a água e a mesma não seja danificada pelo excesso de elementos acumulados.
Para isso, desligue o sistema e feche a válvula do skimmer na frente da bomba, para conservar a água no lugar, e dessa forma, não precisar reiniciar o sistema todo quando for religado. Depois, solte a tampa da armadilha e retire o cesto da bomba do filtro, e esvazie no lixo.
Uma vez por semana, o ideal é ajustar os níveis químicos da água, por meio de testes. Para ajustar o pH, use o ácido clorídrico se ele estiver acima de 7,6 ou bicarbonato de sódio se estiver abaixo de 7,2. Mas, se o cloro estiver inferior a 1 parte por milhão (ppm) ou se a alcalinidade da água estiver menor do 90 ppm, você deverá dissolver o cloro ou acrescentar alcalinidade em um balde de água, ao espalhar o produto de forma igual em toda piscina.
O controle do pH deve ser feito no mínimo duas vezes por semana e do cloro, a cada dois dias, e assim, manter a sua piscina sempre limpa para uso.
E aí, com essas dicas fica muito mais fácil cuidar da piscina da sua nova casa, não é mesmo?
Esperamos que o nosso conteúdo te ajude com os cuidados com a sua piscina e que possa aproveitá-la com sua família e amigos!
Para mais conteúdos como esse, fique sempre de olho aqui no blog da Vance.
Até mais!