O dia do gaúcho está chegando, com uma vasta programação em nosso estado para celebrar a cultura e tradição do Rio Grande do Sul, sendo assim, nada melhor do que retornar às origens e conferir o que vai rolar na semana farroupilha. Então já pega o teu mate e vem com a gente!
Historiadores afirmam que antes da colonização o Rio Grande era uma terra sem lei, onde viviam índios Charruas e Minuanos, o que explica a cultura do chimarrão, o chiripá, calça que fazia parte da vestimenta gauderia até meados do século XIX e o fogo de chão.
Pois é nessa terra sem cercas que o povo corria livre pelos Pampas e também era selvagem e bandoleiro, roubando o gado da região e vivendo ao seu modo.
Mas sabe-se que os rio-grandenses, são uma grande mistura, o que fica evidente na origem da palavra gaúcho, que do espanhol significa “filho de ventre indígena com forasteiro”. Manifestando a conexão de povos e culturas que formaram o ser gaúcho.
Contudo, a liberdade dos gaúchos passa a ser oprimida quando grandes extensões de terra são concedidas aos fidalgos portugueses, livrando o RS de sua independência e traçando o caminho que leva à revolução farroupilha.
Imagem: www.portaldasmissoes.com.br
Quando as leis chegam ao estado, os gaúchos oferecem sua mão de obra aos estancieiros do charque e tem sua cultura fadada à extinção.
Até que em 20 de setembro de 1835, esses mesmos homens são armados pelos seus patrões, a lutar pelo fim da taxação do charque, exigindo a independência do Rio Grande do Sul.
Dando início a revolução civil mais longa do país, a famosa “Guerra dos Farrapos”, que perdurou até 1845, tendo desfecho com a derrota militar das tropas do sul. Mas consagrando a cultura gaúcha e mostrando a força do Rio Grande do Sul a todo o Brasil.
Se você pensou que não íamos falar dos CTGs, está enganado. Afinal, os Centros de Tradições Gaúchas, foram criados após mais uma era de opressão, o Estado Novo de Getúlio Vargas(1937-1945), que restringiu o uso dos símbolos cívicos do estado e de suas tradições.
No entanto, com o intuito de resgatar as raízes sulistas, jovens que costumavam se reunir para cantar, dançar, degustar as comidas típicas e enaltecer a cultura gaúcha, formaram em 1947 o “35 CTG” em Porto Alegre. Sendo o primeiro centro tradicionalista da cultura gaúcha de todo o país, liderado pelos estudantes Paixão Cortes e Barbosa Lessa.
Atualmente os CTGs são essenciais para manter a longevidade das tradições gaúchas e ficam responsáveis por liderar inúmeras festividades na semana farroupilha, que vai de 13 a 20 de setembro, com muita música, dança e costelão 12 horas.
A data já estava marcada na história e inclusive era comemorada em inúmeros CTGs por todo o Rio Grande do Sul, mas foi somente decretado como feriado estadual em 1978, mais de 100 anos após o fim do decênio heroico.
Dando assim maior destaque aos festejos, com organizações de desfiles e grandes eventos.
E falando em grandes eventos… Bora conferir a programação da semana farroupilha lá no Parque Harmonia?
Após dois anos de pandemia, o famoso Acampamento Farroupilha, localizado no Parque Harmonia em POA foi montado novamente, a fim de receber os mais de 1 milhão de visitantes esperados na edição deste ano, que conta com atrações de 7 a 20 de setembro.
E o melhor, serão mais de 70 atrações gratuitas culturais para você e toda a sua família. Com apresentações de dança, música, folclore, trova gaudéria e muito mais. Confira abaixo, um pouco do que irá rolar por lá.
17/09/2022 - Sábado
9 horas: Chula – Categoria Única.
17 horas: Apresentação CTG Porteira da Restinga.
18 horas: Show de abertura - Juliana Spanevello.
19 horas: Apresentação Grupos de Dança – Etnias Cadica “Espanhola”.
20 horas: Show – Grupo Os Chacreiros.
22 horas: Show – Dante Ramon Ledesma.
18/09/2022 - Domingo
16 horas: Palco aberto para entidades tradicionalistas.
17 horas: Apresentação CTG Gildo de Freitas.
18 horas: Show de abertura - Érlon Péricles OK
20 horas: Show - Marcello Caminha.
22 horas: Show - Os Fagundes.
19/09/2022 – Segunda
16 horas: Palco aberto para entidades tradicionalistas.
17 horas: Apresentação CTG Lanceiros da Zona Sul.
19 horas: Apresentação Grupos de Dança - Etnias “Negros”.
20 horas: Show - Afro Pampa de Loma Pereira.
22 horas: Show - Daniel Torres.
20/09/2022 - Terça
17 horas: Apresentação 35 CTG.
18 horas: Show - Gaúcho Fronteira.
20 horas: Show - Nilton Ferreira e Grupo.
22 horas: Show - Desidério Souza
17/09/2022 - Sábado
10 horas: Declamadora Nicole Frigeri.
11 horas: Apresentações de Trovadores, Estivalet e Vitor Hugo.
12 horas: Show Instrumental de Paulinho Goulart - Acordeon.
19 horas: Apresentação do espetáculo “Quatro Tentos de uma Raça”.
18/09/2022 - Domingo
10 horas: Apresentação de grupo de danças: CTG Vaqueanos da Tradição.
11 horas: Apresentações de Chuleadores: Gabriel Pavani e Miguel Bonotto.
12 horas: Show Instrumental de Gui Castilhos - Violão.
19 horas: Apresentação do espetáculo “Quatro Tentos de uma Raça”.
19/09/2022 - Segunda-feira
10 horas: Apresentação de Chuleadores, Arthur Latroni e Adrian Latroni.
11 horas: Apresentações de Trovadores, Jadir Oliveira e Jadir Filho.
12 horas: Show Instrumental de Lucas Ferrera - Acordeon.
20/09/2022 - Terça-feira
10 horas: Apresentação de Declamadores, Silvana Andrade.
11 horas: Apresentações de Trovadores, Estivalet e Jadir Oliveira.
12 horas: Show Instrumental de Adriana De Los Santos - Acordeon.
E aí gostou das atrações do Acampamento Farroupilha 2022? Para conferir a programação completa acesse o site https://www.acampamentofarroupilhapoa.com.br/
E não deixe de reunir sua família ou amigos para fazer uma churrascada, regada a muita cerveja e uma bela roda de chimarrão para honrar nossas tradições.
Ou ainda, reunir a gurizada para fazer um piquenique e tomar um chimas em uma praça pertinho de você! Viva a semana farroupilha!
E se você gostou desse artigo, fique de olho em nosso blog ou na sua caixa de entrada de e-mails, para não perder nenhuma novidade por aqui!