Sabe aquele profissional que passa muitas vezes despercebido, mas a sua atuação em nossa vida, de forma indireta ou direta, é fundamental? Uma dessas profissões é a do corretor de imóveis.
Esse profissional nos ajuda não só a comprar a nossa casa dos sonhos, mas viabiliza todo esse processo por meio do seu conhecimento.
Contudo, não é fácil encontrar um local que reúna as informações mais úteis sobre a atuação do corretor, com o objetivo de otimizar seu tempo e te manter sempre informado sobre a profissão.
Pensando nisso, criamos o guia do corretor de imóveis. Confira conosco, ao longo do artigo, o que faz um corretor, sua importância no mercado imobiliário, como ser um corretor e como é a sua rotina de trabalho. Vamos lá?
O corretor de imóveis é muito mais do que o profissional que mostra e vende casas. Com a sua atuação, você se certifica de que está fazendo um bom negócio, não se esquece de nenhuma documentação importante e ainda, se livra de diversas burocracias.
De forma resumida, o corretor de imóvel é o profissional especializado e licenciado no mercado imobiliário habilitado legalmente para fazer as negociações de aluguel, venda e compra de imóveis. Esse profissional faz a mediação entre os proprietários e compradores, e dessa forma, torna todo o processo mais fluido.
Logo, o corretor de imóveis é o responsável pela avaliação correta dos imóveis, precificação das casas à venda e também aquela ajuda especializada para estar com você na hora de realizar o sonho da casa própria.
A sua importância para o mercado imobiliário é imprescindível, pois sem esse profissional, as transações imobiliárias e as visitas não acontecem, ou seja, fica mais difícil manter as engrenagens da área rodando como deveriam.
Essa é uma dúvida muito comum, pois diversas pessoas pensam que para ser corretor de imóveis é só aplicar a vaga e se for contratado, poderá atuar. Mas não é bem assim!
O mercado imobiliário precisa não só de profissionais habilitados de forma legal para atuarem, mas também de corretores que tenham algumas habilidades imprescindíveis para o dia a dia: gostar de gente, ter um bom relacionamento interpessoal e estar sempre se atualizando.
A essa altura, você deve estar se perguntando: “Ok, mas o que eu preciso fazer para ser um corretor de imóveis?”.
Além de se interessar pela área e ter o genuíno desejo de se atualizar sempre na área, para atuar como um corretor de imóveis você precisa:
● Ter concluído o ensino médio completo;
● Ser maior de 18 anos;
● Concluir o curso obrigatório na área, o TTI (Técnico em Transações Imobiliárias);
● Fazer um estágio supervisionado;
● Ter um registro válido no CRECI (Conselho Federal de Corretores Imobiliários).
Dá para perceber que as exigências não são muito difíceis, não é mesmo? Caso você seja maior de idade e se interesse pela área, comece pelo curso obrigatório, o TTI, e absorva todo o conhecimento possível.
Com isso, conclua o seu estágio supervisionado e faça a solicitação do seu registro no CRECI. Com ele em mãos, já poderá atuar!
Calma, nós sabemos que talvez essas siglas e conceitos podem estar confundindo a sua cabeça, mas vamos te explicar tudo de forma detalhada, começando pelo TTI.
O curso de Técnico em Transações Imobiliárias é a formação de nível médio para os interessados na profissão conseguirem pedir o seu registro no CRECI. Geralmente, a formação dura entre 4 a 12 meses, e você pode cursar tanto de forma EAD como presencial.
Já o CRECI é um registro solicitado depois da conclusão do curso, fundamental e obrigatório para exercer a profissão. Dessa forma, você mostra ao mercado imobiliário que está apto a trabalhar como corretor e tem a formação necessária para ajudar os seus clientes.
Se tem uma rotina de trabalho flexível e cheia de tarefas, é a rotina do corretor de imóveis. Pois, muitas das vezes, suas tarefas se moldam às necessidades dos seus clientes ou imprevistos que possam surgir com a documentação, por exemplo. Dessa forma, é necessário ter muita organização para dar conta de tudo!
O dia a dia de um corretor é composto de diversas tarefas, dentro delas:
● Apresentar casas e fazer visitas;
● Se manter atualizado sobre o mercado imobiliário;
● Fazer networking;
● Entrar em contato com clientes e interessados;
● Dar feedback às propostas dos clientes;
● Fazer propostas e contrapropostas;
● Organizar papéis e burocracias dos clientes;
● Verificar se não está faltando nenhum documento para enviar às instituições financeiras;
● Manter a sua carteira de clientes sempre organizada,
● etc.
E aí, o que você achou sobre a profissão e a rotina do corretor? É muito trabalho, mas também devemos reconhecer a importância do corretor no nosso dia a dia. Realizar o sonho da casa própria só é possível com a ação e intermédio desse profissional!
Caso você tenha se interessado pela área e não sabe por onde começar, continue ligado no nosso blog, em breve teremos informações úteis para você.
Ei, não vai embora agora! Temos um convite para te fazer:
Você já é corretor de imóveis e quer fazer parte da equipe de corretores da Vance?
Entre em contato!